Segundo matéria divulgada em Forbes (2020), as Cidades Inteligentes podem ajudar no combate à pandemia de
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COVID-19 usando tecnologia, sensores e dados para rastrear os contatos das pessoas infectadas com o coronavírus,
bem como ajudar nos esforços para determinar se as regras de distanciamento social estão sendo seguidas, como é
o caso do Reino Unido. O Observatório Urbano da Universidade de Newcastle avaliou, por meio de dados
coletados de sensores de pedestres, que o tráfego de pessoas a pé reduziu em 95%, e o de veículos diminuiu em
50%. Modelos são capazes de medir a distância entre pedestres e, por meio de sistema de indicador semaforico,
permitem identificar anonimamente aqueles que mantêm distâncias seguras de outras pessoas. Maiores detalhes
são disponibilizados também pelo World Economic Forum.
Na Coréia do Sul, o governo tem usado um sistema denominado Smart City Data Hub para fins de rastreamento
de contatos. Essencialmente, ele permite analisar e monitorar dados de câmeras e outros sensores para identificar
com quem um paciente com coronavírus entrou em contato recentemente. Outros países estão se voltando para
Cidades Inteligentes e tecnologias de Cidades Inteligentes de maneiras semelhantes. Porém, a questão da segurança
da informação e a privacidade dos cidadãos surgem como questões sérias para o futuro pós-pandemia, como
apresentado por Evgeny Morozov e Francesca Bria no livro A cidade inteligente: Tecnologias urbanas e
democracia. Em um cenário futuro “novo normal”, a governança das cidades deve envolver os cidadãos em um
processo participativo para que o uso das informações seja democrático e favoreça o bem-estar social.
Aplicações de tecnologias inteligentes nos transportes (de carga)
O uso de tecnologias presentes em Cidades Inteligentes pode ajudar também em pode ser retratado pela atuação
de veículos aéreos autônomos pelo governo de Hezhou, região nordeste da China, para o transporte de suprimentos
para um hospital a 4km de distância e de suplementos para pacientes infectados pelo coronavírus. Por ser um
veículo pequeno e controlado de maneira autônoma, é evitado o contato humano e o transporte pode ser feito de
forma rápida e eficiente O uso de vans autônomas em cidades chinesas para substituir motoristas
humanos em tarefas como a entrega de alimentos e medicamentos
Apoio das TICs para o compartilhamento de boas práticas
A gestão municipal de diversas cidades tem se apoiado em soluções de TICs para atender diversos aspectos da
sociedade urbana, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos ao mesmo tempo que os mantêm atendidos. Há uma
preocupação inclusive em compartilhar boas prática de como as cidades têm feito o seu papel no combate à
pandemia. A Eurocities (2020) apresenta em sua página virtual a seção COVID News que reúne a resposta de
diversas cidades devido à crise de coronavírus.
O programa da Comissão Europeia para apoio ao desenvolvimento digital de cidades – 100 Intelligent Cities
Challenge – lista em sua página na internet as melhores práticas em diversas áreas temáticas relatadas por diversas
cidades pelo mundo. As boas práticas são aplicadas a temas como Saúde, Educação, Telemedicina, Apoio aos
Negócios, Entretenimento e Cultura, Serviços Sociais dentre outros. Alguns exemplos do que as cidades vêm
relatando são os seguintes:
▪ Barcelona des de casa: em termos de apoio social, o site inclui informações completas sobre refeições
entregues em casa, atendimento telefônico, apoio a mulheres vítimas de violência de gênero, moradia,
subsídios para jantares escolares e abrigo para pessoas vulneráveis. As medidas de apoio econômico referem-
se às finanças de famílias, trabalhadores e empresas privadas, bem como medidas de apoio à cultura.
▪ Tous solidaires - COVID19: a cidade de Toulouse lançou uma nova plataforma on-line, disponível para todos
os cidadãos com acesso à Internet, que oferece assistência mútua para cuidar de pessoas frágeis. Embora esta
página da Web e aplicativo móvel, os cidadãos possam publicar solicitações de ajuda e / ou áreas nas quais
podem ajudar. Este serviço está integrando um serviço telefônicoexistente, disponível na área da cidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, dedicado principalmente a idosos
▪ Plataforma virtual para negócios locais em Valparaíso: a cidade de Valparaíso implementou a localização geográfica de todas as lojas locais, fornecedores de serviços e lojas de bens essenciais (ex.: alimentos). Os dados coletados permitem criar um mapa da oferta de serviços e comércio de primeira necessidade próximos a cada bairro, identificando aqueles para entrega em domicílio. Isso permite diminuir a circulação de pessoas,
fortalecer o comércio local e permitir que aqueles que vivem em seu trabalho diário, como os pescadores, mantenham a venda através da entrega em domicílio.
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