terça-feira, 20 de abril de 2021

O grande Desafio das Aulas Remotas em Tempos de Pandemia educacao e essecial

Diante de todas as catástrofes ocasionadas por essa pandemia do coronavírus, a área educacional tem sofrido bastantes consequências, a paralisação do ensino presencial em todas as escolas, tanto públicas como privadas, atingiu pais, alunos, professores e toda a comunidade escolar, em todos os níveis de ensino. Situação que interfere na aprendizagem, desejos, sonhos e perspectivas de muitos discentes, provocando um sentimento de adiamento de todos os planos no contexto educacional.

Imagem: charge da internet.

 Vale destacar que essa mudança gerou uma interferência na vida familiar de todos os parentes, variações de rotinas trabalho e ocupações,

A organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura 

(UNESCO), no dia 18 de março de 2020, confirmou que 85 países fecharam totalmente 

as atividades presenciais para amenizar o contato com o novo coronavírus, atingindo 

776,7 milhões de jovens e crianças estudantes, sendo assim, foi optado pelo ensino completamente a distância, decisão tomada após discussão ocorrida em evento que os governos de 73 países participaram virtualmente.

No atual momento de pandemia, os docentes, num contexto de extrema 

urgência, tiveram que passar a organizar aulas remotas, atividades de ensino mediadas pela tecnologia, mas que se orientam pelos princípios da educação presencial necessitando possuir habilidades com várias ferramentas voltadas para o manejo tecnológico, como, por exemplo: Google Meet, Plataforma Moodle, Chats e Live

(Transmissão ao vivo).

Em relação aos equipamentos tecnológicos utilizados para a obtenção dos materiais de estudos encaminhados pelos professores, foi possível observar que a 

A maioria dos estudantes utiliza principalmente o celular tendo pouco acesso a outros equipamentos como computador, notebook e tablet. Nesse contexto, para lidar com tal problemática, as atividades são desenvolvidas pela escola de forma remota.os professores também apresentam dificuldades quanto ao acesso à internet. Além de outras dificuldades tais como, dividir o mesmo aparelho 

eletrônico com outras pessoas em casa, falta de estímulo dos alunos, planejamento das aulas,  participação da família em reuniões de pais, que leva em média de quatro a seis horas por dia para serem concluídas, e a falta de um ambiente adequado para realização das atividades ou gravação das aulas.

O desafio assumido pelos docentes e alunos é grande, são inúmeras as problemáticas que estão sendo enfrentadas pelo professor como o desinteresse dos alunos, falta de equipamentos e de apoio dos pais e das instituições de ensino, dentre outros. Sendo necessário, criatividade e o uso de diversas estratégias para que seja possível desenvolver as suas atividades. Já para os discentes as principais dificuldades são a ausência de internet, aparelhos tecnológicos como Notebook, Computador, etc. No qual, na maioria das vezes, o único recurso tecnológico acessível é o celular. Além de outras adversidades como distração, dificuldade de compreensão e assimilação dos conteúdos e inexistência de um ambiente adequado aos estudos, que por sua vez influencia no rendimento acadêmico do aluno, como também a falta de motivação e acompanhamento da família nesse processo contribuindo para acentuar as dificuldades durante as aulas remotas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTA DE REPÚDIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPIRACA AL

A Prefeitura Municipal de Arapiraca vem a público manifestar seu repúdio ao comportamento desrespeitoso, violento e incabível do deputado es...